Compartilhe:

Saiba Qual Dos Tipos De Empresa Combina Mais Com O Seu Empreendimento - Contabilidade no Rio de Janeiro | Licitus Contabilidade

Entenda quais os tipos de empresa existem e qual é o ideal para você

Comece seu negócio com o pé-direito. Saiba quais são os tipos de empresa e veja o que encaixa perfeitamente para seu empreendimento

Ao iniciar um negócio, escolher corretamente entre os tipos de empresa é uma decisão estratégica crucial. 

A diversidade de estruturas empresariais pode ser desconcertante, mas entender os diferentes tipos de empresas é essencial para o sucesso a longo prazo. 

Pensando nisso, elaboramos um artigo que explora os tipos de empresa existentes. Nele, você também aprenderá como escolher corretamente para começar o seu negócio.

Quais são os tipos de empresa existentes?

Existem diversos tipos de empresa e cada um deles possui características diferentes. Além disso, alguns são indicados em casos especiais. A seguir, você irá conferir alguns dos principais tipos e para qual negócio ele é indicado: 

Empresário Individual

É o tipo de empresa individual que exerce uma atividade empresarial, ou seja, que produz ou circula bens ou serviços. O empresário individual deve ter um registro na Junta Comercial e um CNPJ. 

Além disso, o EI responde ilimitadamente pelas dívidas da empresa, ou seja, o seu patrimônio pessoal pode ser usado para pagar as obrigações da empresa. 

Microempreendedor Individual (MEI)

Ideal para empreendedores individuais que buscam formalização e benefícios previdenciários. O MEI é uma categoria simplificada, com tributação reduzida, facilitando a gestão para pequenos negócios, como autônomos e prestadores de serviços.

Além disso, entre os tipos de empresa, o MEI é o único que tem o processo de abertura gratuito.

Entretanto, para se englobar nessa categoria, é necessário que você atue em uma das mais de 400 ocupações permitidas pelo CONCLA.

Sociedade Limitada (LTDA)

A sociedade limitada é uma estrutura flexível que oferece proteção aos bens pessoais dos sócios. Essa forma empresarial é adequada para empreendimentos de médio porte, permitindo a divisão de responsabilidades e capital entre os sócios.

Sociedade Anônima (SA)

A sociedade anônima é o tipo de empresa que pode ser de capital aberto, ou seja, a venda de ações da empresa é permitida.  

A SA deve ter um estatuto social registrado na Junta Comercial, além de um CNPJ

Esse tipo de empresa é ideal para quem quer arrecadar valores através da venda de ações. O valor arrecadado pode ser investido no crescimento do empreendimento, por exemplo.

Contudo, a SA possui uma estruturação mais complexa e requer mais detalhes a respeito de suas finanças. Em resumo, é necessário ajuda especializada para lidar com esses casos.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal é um tipo de empresa que apenas um indivíduo detém a totalidade das cotas da empresa. 

Introduzida para proporcionar maior flexibilidade a empreendedores individuais, a SLU combina os benefícios da limitação de responsabilidade, típica das sociedades limitadas, com a simplicidade de ter apenas um sócio.

Isso significa que, ao operar como uma SLU, o empresário pode proteger seus bens pessoais, enquanto mantém controle absoluto sobre as decisões empresariais. 

Essa modalidade oferece uma alternativa atraente para empreendedores que buscam estruturas mais flexíveis e adaptáveis às suas necessidades específicas.

Como escolher corretamente entre os tipos de empresa? 

Para escolher o tipo de empresa ideal para o seu negócio, você deve levar em conta alguns fatores, como:

  • O número de pessoas envolvidas no projeto;
  • A natureza da atividade que será exercida;
  • O faturamento esperado;
  • O regime tributário mais adequado;
  • A responsabilidade sobre as dívidas da empresa;
  • O capital social necessário para a constituição;
  • A complexidade e os custos para a formalização e a manutenção da empresa.

Além disso, você deve consultar um contador ou um advogado especializado em direito empresarial para tirar todas as suas dúvidas e escolher o tipo de empresa que melhor se adapta ao seu perfil e ao seu projeto.

Tem dúvidas sobre outros assuntos? Veja também:

A Licitus Contabilidade pode te ajudar! 

Em um cenário empresarial dinâmico, a escolha do tipo de empresa é uma decisão que pode impactar significativamente seu sucesso. 

Cada estrutura tem suas vantagens e desvantagens, e a decisão final deve ser baseada nas necessidades específicas do negócio e nos objetivos do empreendedor.

Para te ajudar, você pode contar com a Licitus Contabilidade, um escritório contábil formado por profissionais com ampla experiência. Então, se você quer a experiência que o seu empreendimento precisa, entre em contato conosco agora mesmo!

ESCOLHA O TIPO DE EMPRESA CERTO COM A GENTE

5/5 - (1 vote)

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Tudo que você precisa saber sobre como abrir CNPJ no…
Cresta Posts Box by CP