Compartilhe:

O fluxo de caixa é um indicador essencial para saber qual é a liquidez da empresa em um determinado momento. 

Ele permite fazer um diagnóstico da saúde financeira de um negócio, identificar futuros problemas de liquidez e antever dificuldades para que não se tornem um problema maior. 

Por isso, preparamos o artigo abaixo explicando o que é o fluxo de caixa, qual sua importância na tomada de decisões, e como uma contabilidade pode lhe ajudar. Vamos conferir?

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um relatório financeiro que serve para  diferenciar as despesas das receitas do dinheiro em um determinado período.  

Nesse sentido, existem certos termos que são úteis para saber interpretar seus resultados. Para começar, quando falamos de  fluxo líquido  nos referimos à diferença entre despesas e receitas no período em estudo.

Como exemplo de receita estão os encargos por serviços prestados ou o dinheiro obtido com as vendas do período. Entre as despesas estão o aluguel do local ou escritório, o salário pago aos trabalhadores e as compras que fazemos de matéria-prima para operar normalmente.

Se o fluxo de caixa líquido for positivo, isso significa que as receitas foram maiores que as despesas. Ao contrário, se for  negativo, significa que as despesas foram superiores às receitas.

Todos nós queremos estar no lado favorável da balança, ou seja, ter um fluxo de caixa líquido positivo porque nos permite assumir novos investimentos, reinvestir, liquidar compromissos financeiros pendentes e enfrentar qualquer momento econômico difícil.

Para que serve o fluxo de caixa?

O cenário para as empresas se torna muito complexo se elas não tiverem capacidade de pagar suas obrigações. Isso não significa que seja uma má empresa ou que não tenha vendas suficientes. 

Existem empresas que têm um nível de vendas considerável e até superior às suas despesas, mas pode haver desfasamentos de tempo significativos entre a geração da venda e o recebimento do pagamento. Esse grande detalhe pode começar a gerar uma pequena bola de neve que pode até levar uma empresa à falência.

Os resultados de um fluxo de caixa permitem ter uma visão dos  recursos de caixa no curto e longo prazo. Esta informação é essencial quando queremos enfrentar uma oportunidade de investimento ou não queremos ter problemas para pagar uma obrigação que contraímos.

Além disso, esse relatório permite um melhor controle das finanças e isso dá uma vantagem importante na hora de tomar decisões sobre os rumos da empresa, pois essa “tranquilidade” permite uma visão mais racional das coisas. 

Ao ter clareza sobre como a empresa trabalha no dia a dia, é possível saber se os resultados obtidos são os esperados. Se negativo, esta informação financeira é a chave para identificar como corrigir o rumo.

Como ter um fluxo de caixa em dia?

Para fazer um fluxo de caixa, o primeiro passo é ter informações sobre as receitas e despesas da sua empresa. 

O segundo passo é acompanhar a contabilidade do seu negócio e lançar todas as entradas e saídas, bem como datas. Por fim, conhecendo os saldos de cada período mensal, você poderá projetar seu fluxo de caixa para o futuro.

O fluxo de caixa tem uma série de linhas e colunas que você precisará preencher para obter os resultados financeiros. Os itens que você precisará preencher são:

Data 

Esta seção será preenchida com todos os tipos de transações que você fizer: sejam elas receitas ou despesas.

Conceito 

É o título da operação que está sendo executada. Eles podem ser receitas, bem como despesas.

Código 

Em alguns casos, as empresas atribuem um código aos movimentos.

Entradas 

A coluna de entradas é registrada em receita. Podem ser vendas ou cobranças feitas.

Saídas 

Esta coluna será exclusivamente para as despesas da empresa. Podem ser os pagamentos que sua empresa faz.

Saldo 

Através da adição e subtração nesta coluna você saberá o estado atual da sua caixa. 

Como a contabilidade pode lhe ajudar?

Como viu, manter o fluxo de caixa em dia requer tempo e dedicação, além de conhecimento sobre gestão financeira. Afinal, é preciso lançar valores de entrada e saída, e garantir que o tempo entre ambas seja razoável.

Nesse sentido, contar com uma contabilidade ao seu lado pode fazer toda a diferença. Por meio de uma equipe especializada, os contadores poderão fazer a gestão financeira do seu negócio, garantindo que seu fluxo de caixa seja sempre positivo.

Além disso, poderão lhe alertar sobre eventuais problemas, e lhe ajudar a tomar a melhor decisão caso algum problema se aproxime.

É por isso que ter uma contabilidade experiente ao seu lado pode fazer toda a diferença para o futuro do seu negócio, garantindo que seu fluxo de caixa esteja sempre no verde.

Leia também::: Posso trocar de contador?

Conte com a Licitus Contabilidade

O que isso tudo quer dizer? Que você, pode até conseguir fazer o fluxo de caixa da sua empresa, mas as chances de ocorrer algum erro ou faltar alguma informação são grandes. E isso pode fazê-lo achar que sua empresa tem mais dinheiro que realmente existe na sua conta.

Por isso, nossa recomendação é sempre contar com o apoio de uma contabilidade, indiferente do tamanho da sua empresa. E aqui na Licitus temos uma equipe altamente qualificada que pode lhe ajudar com o fluxo de caixa do seu negócio.

Portanto, se deseja profissionalizar seu fluxo de caixa e evitar que erros possam comprometer a saúde financeira do seu negócio, clique aqui e veja como a Licitus Contabilidade pode lhe ajudar!

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Emitir nota fiscal é uma obrigação de toda empresa que…
Cresta Posts Box by CP