Compartilhe:

Quando é a hora de contratar um novo escritório de Contabilidade

Quando é a hora de contratar um novo escritório de ContabilidadeExistem alguns sinais que você pode começar a perceber ao longo da relação com seu escritório de contabilidade que vão mostrar que chegou o momento de procurar uma nova empresa. 

Quais são esses sinais e como saber que chegou o momento de procurar um novo escritório de contabilidade? Neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes a você.

  

Posso trocar de escritório de contabilidade quando eu quiser?

Sim, é um direito de qualquer empresa ou empreendedor trocar de contabilidade ou contador. Não importa qual seja o motivo, esse é um direito seu.

É preciso ficar atento ao que diz o contrato, mas geralmente essa troca pode ser feita com a comunicação prévia de 30 dias, nos quais a empresa continuará prestando os serviços para você e também passará a documentação necessária para o seu novo escritório. 

É como se fosse um “aviso prévio”. 

Lembramos, contudo, da importância de fazer um distrato, ou um termo de rescisão contratual para deixar clara as regras da transição. 

 

Quando saber o momento de trocar?

Nem sempre a necessidade de um novo escritório de contabilidade surge em decorrência de má prestação do serviço do escritório anterior. É claro que um erro é uma questão séria que representa quebra de confiança, mas pode haver outros fatores também.

 Os erros mais comuns cometidos por escritórios de contabilidade são:

– Não optar pelo regime tributário mais vantajoso para o seu negócio;

– Deixar de pagar um tributo ou pagar mais do que o necessário;

– Não declarar corretamente todos os bens da empresa;

– Não manter os livros e documentos contábeis atualizados e organizados.

Essas são falhas graves, que certamente levarão à ruptura contratual. Porém, é possível apenas que você encontre um escritório que se adeque melhor ao seu modelo de negócio. 

 

Principais razões para trocar de escritório de contabilidade 

– Seu contador não tem tempo para você.

Isso pode significar que o escritório está sobrecarregado, com clientes demais e não está dando conta da demanda. Isso deve ser um sinal de alerta que talvez esteja chegando a hora de mudar.

– O escritório não acompanha as mudanças das leis e está desatualizado

É importante que todo profissional se mantenha atualizado com as leis, bem como com as melhores técnicas e ferramentas para garantir a melhor gestão contábil para a sua empresa. Se esse não é o caso, acenda a luz amarela e fique atento. 

– Sua empresa pode ter crescido demais para o seu atual escritório de contabilidade

Isso pode acontecer, especialmente se você contratou seu escritório lá no início, quando estava abrindo a empresa. Se seu negócio cresceu bastante, talvez seja a hora de buscar uma empresa de contabilidade maior e mais capacitada para o seu modelo de negócio. 

– O escritório não é especializado no ramo do seu negócio

Essa é uma das questões que tem ganhado mais relevâncias nos últimos tempos. Assim como médicos e advogados, contadores também possuem especialidades. Portanto, caso você encontre uma empresa especializada no ramos do seu negócio, dê preferência a ela.

 

Na Licitus Contabilidade, nós temos profissionais capacitados e especialistas em diferentes modelos de negócio. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso time. Temos o profissional certo para sua empresa.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Difal – Diferencial de Alíquota, foi uma regra criada em…
Cresta Posts Box by CP