Compartilhe:

Qualquer negócio, por menor que seja, deve manter sua contabilidade de forma adequada. Mesmo assim, é comum vermos erros contábeis sendo cometidos, muitas vezes sem que o empreendedor se dê conta. 

O resultado disso, na grande maioria dos casos, pode ser bastante problemático para a empresa. Por isso, saber reconhecer os erros é o primeiro passo para evitá-los.

Para lhe ajudar nesta jornada e aprender a reconhecer os principais erros contábeis cometidos, confira o artigo que preparamos abaixo!

Faça você mesmo

Muitas pessoas ao iniciar seu negócio, consideram que podem cuidar da parte contábil e financeira por conta própria, mesmo que sua formação seja diferente ou não tenham experiência na área. 

Isso pode causar distrações no que é realmente importante: fazer o negócio crescer, ter mais vendas e cuidar do dia a dia da empresa. Além disso, sem um contador, a empresa pode estar infringindo leis.

Não fazer a conciliação bancária

Um dos aspectos fundamentais da contabilidade é a conciliação dos livros e extratos bancários de cada mês. Ou seja, que seus registros contábeis sejam idênticos aos registros bancários. 

Isso é fundamental, porém, na prática, é a dor de cabeça de muitas empresas. Não deixe acontecer com você!

Leia também::: Como reduzir os custos na empresa sem prejudicar a qualidade?

Não ter um bom controle de caixa 

Ter um sistema de registos contabilísticos desde o início, que lhe permita conhecer todos os movimentos da sua empresa num período, permitirá saber, entre outras coisas, quanto deve aos seus fornecedores e quanto lhe deve os seus clientes.

O controle de caixa contábil também permitirá determinar os impostos a serem pagos, o nível de vendas que teve, e o mais importante: se teve lucro ou prejuízo no período.

Não ter um bom planejamento tributário

Em um país onde se pagam muitos tributos, você não pode se esquecer de realizar um planejamento tributário em sua rotina empresarial. 

Ele é uma ferramenta que ajuda a encontrar as condições e os prazos ideais na hora de pagar tributos, sempre dentro da legalidade.

O empreendedor que não planeja o pagamento de tributos onera o orçamento, paga mais do que precisa e não respeita as exigências tributárias. 

Desse modo, faça o seu planejamento tributário, reduza custos e diminua os processos burocráticos em sua companhia.

Não ter um contador ao seu lado

Como falamos no primeiro tópico, não ter um contador ao seu lado pode ser um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer.

Este profissional pode indicar as melhores decisões para melhorar a performance financeira. 

Ele é um especialista em questões trabalhistas, tributárias e patrimoniais. Também pode ajudar a controlar o fluxo de caixa e calcular os tributos que devem ser  pagos. O contador pode ser seu braço direito no mundo dos negócios.

Leia também::: Por que as empresas fecham? E como evitar que isso aconteça com você!

Tenha um contador e evite erros contábeis

Como viu, muitos dos erros contábeis podem ser facilmente evitados, principalmente se o empreendedor tiver ao seu lado um bom contador.

Aqui na Licitus Contabilidade você encontra uma equipe altamente qualificada e preparada para lhe dar todo o suporte contábil necessário. Além disso, contamos com ferramentas e soluções tecnológicas para tornar todo o processo mais rápido, prático, menos burocrático e mais transparente.

Por fim, esperamos que tenha compreendido quais os principais erros contábeis e como evitá-los. E para contar com a Licitus ao seu lado, entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções!

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Você já ouviu falar em fidelizar clientes? Sabe a que…
Cresta Posts Box by CP