Compartilhe:

Posso trocar de contador?
Posso trocar de contador?

Trocar de contador, assim como trocar de qualquer outro profissional, como médico, engenheiro, advogado, cabeleireiro, é mais do que um direito de qualquer pessoa.

Caso, por alguma razão, você não esteja satisfeito com os serviços do seu contador ou escritório de contabilidade, poderá fazer a troca sem problema, quando queira. Não importa se ele cuida das suas finanças pessoais, da sua empresa ou de ambas.

Neste artigo, você vai entender como trocar de contador a qualquer tempo, de uma maneira rápida e segura.

 

Garantia dada pelo Código de Defesa do Consumidor

Como dissemos, trocar de contador ou de escritório de contabilidade é mais do que um direito de qualquer pessoa.

A relação de uma pessoa ou empresa com um contador é regida pelo Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de encerrar seu contrato com o contador, para o caso de haver uma multa contratual para o caso de término antes do prazo estipulado.

Essa cláusula pode ser questionada na justiça, especialmente se houve algum tipo de falha na prestação do serviço. Mas, você ou sua empresa pode acabar tendo que pagar.

Entretanto, vários escritórios acreditam que continuar com seus serviços é uma prerrogativa do cliente. Fique atento ao contrato antes de rescindi-lo.

Como encerrar o contrato com seu antigo contador

O primeiro passo para rescindir seu contrato é enviar fazer a comunicação por escrito. Pode ser por e-mail ou até mesmo por carta registrada. O importante é que essa comunicação tenha o nome da empresa e a data do encerramento da relação contratual. Não é necessário dar uma justificativa.

Tenha em mente que seu antigo contador vai precisar de um tempo para organizar a sua documentação e repassá-la ao novo profissional. Não há nenhuma regra, mas geralmente esse prazo é de 30 dias.

O passo seguinte é a assinatura de um termo de rescisão contratual, também chamado de distrato, no qual as partes põe um fim à relação contratual.

 

Como começar a nova relação contratual com seu novo contador

Antes de dar início a uma nova relação contratual, é importante conhecer bem seu novo contador. Para ajudar nesse processo, sugerimos a leitura do nosso artigo O que você precisa saber antes de contratar um escritório de contabilidade.

Assim como ocorreu com o profissional anterior, você também vai precisar assinar um contrato de prestação de serviços contábeis.

Porém, o documento mais importante que seu antigo contador precisa entregar é o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica. Esse termo é feito pelos escritórios. A sua participação direta, ou da sua empresa, não é necessária, mas é preciso se certificar que tudo foi feito corretamente.

 

Responsabilidade do antigo contador

Uma das funções do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica é garantir que os erros cometidos pelo profissional anterior continuarão sendo da responsabilidade dele.

Uma vez constatado que não houve qualquer tipo de erro, ficará o antigo escritório isento de qualquer responsabilidade, a partir da data do recebimento da comunicação por escrito.

Caso esteja interessado em trocar de escritório de contabilidade, entre em contato conosco. Temos a proposta ideal para você ou para sua empresa.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
O salário mínimo brasileiro aumentou e isso significa mudanças no…
Cresta Posts Box by CP