Compartilhe:

contratar um escritório de contabilidade

Contratar um profissional para prestar um serviço nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Quer seja um médico, um advogado, um arquiteto, é preciso ter certos cuidados e verificar que tipo de profissional está sendo contratado.

Contratar um escritório de contabilidade não é diferente. É preciso tomar alguns cuidados antes de fechar o contrato, pois se trata de profissionais de suma importância para a sua empresa. Seu contador vai cuidar da saúde financeira do seu negócio. 

Neste artigo, vamos dar a você algumas dicas e cuidados para tomar antes de contratar um escritório de contabilidade.

Escolha um escritório especializado no seu ramo de negócio

Assim como médicos e advogados possuem suas especialidades, contadores também podem ter. Existem escritórios que atuam em determinados segmentos. Há, ainda, aqueles especializados em micro e pequenas empresas ou em empresas de grande porte.

Portanto, antes de fazer sua escolha, veja qual o ramo de atuação do escritório que você tem em mente.

Verifique se o escritório está em situação regular

É preciso verificar se o escritório atua de forma regular, se está com todas as suas obrigações em dia. Dessa forma, você irá garantir que seus serviços serão prestados sem nenhum tipo de problema ou impedimento.

É importante também verificar se os sócios do escritório estão devidamente registrados no CRC, que é o Conselho Regional de Contabilidade.

Faça uma visita ao escritório

Agendar uma visita para conhecer o escritório é essencial antes da contratação. Assim, você poderá conhecer a equipe, a estrutura do escritório, a organização e a maneira como trabalham, facilitando ainda mais sua decisão. 

Verifique disponibilidade do contador e os canais de comunicação

É importante ter acesso direto ao contador responsável pela conta da sua empresa sempre que se fizer necessário. Por isso, verifique a disponibilidade do profissional, bem como os canais de comunicação pelos quais poderá procurá-lo.

Existem muitas ferramentas de contato hoje em dia, como e-mail, WhatsApp ou outras ferramentas semelhantes. Veja se seu contador usa essas ferramentas e em quanto tempo ele responde suas solicitações.

Verifique como o escritório funciona e seus processos internos

Entender como o escritório funciona, quais sistemas utilizas, se está atualizado e modernizado é essencial para saber se o escritório continuará na ativa pelos próximos anos. 

Um escritório que utiliza métodos de trabalho ultrapassados ou obsoletos provavelmente não sobreviverá por muito tempo na ativa. 

Leia o contrato e tire suas dúvidas antes de assinar

Leia todo o contrato de prestação de serviços e verifique quais serviços serão prestados, os valores que serão pagos, como será a comunicação, o envio de relatório, de balancetes. Todas essas questões devem estar descritas de maneira clara no contrato.

Caso não se sinta totalmente seguro, peça ao seu advogado para fazer uma revisão do contrato para você. Lembre-se que, após assinar o contrato, você não poderá exigir que sejam prestados serviços que não estão descritos no contrato.

Essas são dicas simples, mas que tornam o processo de escolha do seu próximo escritório de contabilidade muito mais fácil. Para saber mais sobre o nosso escritório, entre em contato com um de nossos profissionais. 

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Por meio da Lei Complementar nº 235/2021, publicada na data…
Cresta Posts Box by CP