Compartilhe:

Manter a contabilidade de sua empresa em dia é uma maneira de facilitar seu dia a dia no trabalho. Quando os seus processos são bem definidos, quando suas finanças estão em ordem, sua empresa funciona muito melhor.

Mas como manter a contabilidade em dia? Neste artigo, vamos passar algumas dicas de como organizar a contabilidade de sua empresa e ter mais facilidade na gestão do seu negócio em 2022.


Trabalhe em conjunto com seu escritório de contabilidade

Como já dissemos em outros artigos, ter um escritório de contabilidade de sua confiança é essencial para o bom andamento da sua empresa. Isso porque esses profissionais são treinados mais facilmente detectar eventuais problemas e encontrar as soluções.

Ainda, é essencial que você acompanhe o trabalho do seu escritório. Dessa forma, você ficará por dentro de tudo o que diz respeito à saúde financeira da sua empresa.


Leia sempre os relatórios e balancetes enviados pelo seu escritório de contabilidade

Você precisa ter total conhecimento do fluxo de caixa da sua empresa. Ou seja, precisa saber a movimentação de todos os valores que entram e saem do caixa da empresa.

Assim, será mais fácil planejar os próximos passos do seu negócio e permitir que o mesmo cresça em 2022.


Faça um calendário de pagamentos

Saber as datas dos vencimentos dos pagamentos mais importantes da empresa é outra maneira de manter sua contabilidade em dia em 2022. Dessa forma, será possível fazer um planejamento das contas da empresa e não ser pego de surpresa.


Mantenha suas contas pessoais separadas das contas da empresa

Um dos erros mais comuns dos gestores, especialmente de empresas de menor porte, é misturar suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Usar os recursos do seu negócio para o pagamento de contas pessoais pode ser um grave erro para a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, mantenha sempre as contas da empresa separadas das suas finanças pessoais. A melhor maneira de solucionar esse problema é definir um pró-labore para retiradas mensais. Lembre-se, entretanto, de incluir seu pró-labore nas despesas fixas da empresa.


Mantenha seu estoque em dia e organizado

Caso sua empresa tenha estoque, é importante mantê-lo sempre atualizado e ter controle das quantidades. 

O estoque é um dos ativos mais valiosos da sua empresa, por isso é preciso saber exatamente como ele está. Mas lembre-se de que manter muita coisa no estoque não é ideal, pois diminui o seu capital de giro. 

Por isso, é importante calcular seu estoque de maneira que não falte mercadoria, mas que também não fiquem “encalhadas” na sua empresa.


Digitalize sua empresa

Guardar documentos físicos é coisa do passado. O ideal é digitalizar os documentos mais importantes da sua empresa e organizá-los todos em um único lugar. 

Dessa maneira, você poderá acessar tudo o que precisar de maneira mais ágil e fácil e ainda acabará com as intermináveis caixas e pastas de papel. 

Essas são dicas simples, mas que, ao serem seguidas, tornarão o dia a dia do seu negócio muito mais organizado e facilitarão sua gestão e seu planejamento para 2022.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
O tipo de regime tributário determina os impostos que a…
Cresta Posts Box by CP