Compartilhe:

Imposto de Renda

O Imposto de renda traz algumas novidades para a declaração deste ano de 2022. Não podemos dizer que essas novidades sejam muitas, porém algumas delas são benéficas para o contribuinte. 

Quer saber quais são essas novidades? É só continuar lendo este artigo. 

Imposto de Renda

Alteração no prazo para entrega da declaração

Contrariando o que dissemos anteriormente, a primeira novidade não parece ser tão boa assim em um primeiro momento. Mas não é bem o caso. O programa ficou disponível para download apenas em 7 de março, e não no final de fevereiro, como costuma ser. 

Mas, para compensar esse atraso, o prazo final para entrega, que costuma ser 30 de abril, foi prorrogado para 31 de maio. O que significa mais um mês para organizar tudo e entregar sua declaração. Porém, lembramos sempre que não é bom deixar para última hora, mesmo com um prazo maior. 

 

– PIX como forma de pagamento ou restituição

Essa é, sem dúvida, a novidade mais comentada do IR para 2022. Isso porque, caso a chave PIX seja o CPF do titular da declaração, o pagamento e a restituição do imposto poderão ser feito por essa modalidade de pagamento. Todo mundo sabe que o PIX é rápido e direto, já que se trata de uma operação instantânea do Banco. 

Mas, se o contribuinte não tiver PIX ou utilizar outra chave, como QR code, e-mail ou celular, não precisa se preocupar, pois as opções anteriores continuam válidas. Basta informar um conta em banco válida para receber a restituição ou efetuar o pagamento através de DARF.

 – Declaração pré-preenchida

Essa é outra novidade é a ampliação do acesso às declarações pré-preenchidas. Essas declarações são úteis para quem não teve alteração patrimonial e não mudou de emprego ou teve aumento de salário em 2021. 

Isso porque o contribuinte já acessa seu formulário preenchido e precisa apenas confirmar os dados e informações nele inseridos. Ou seja, mais praticidade e segurança na hora de preencher sua declaração. Com o formulário pré-preenchido, as chances de erro são menores.

 

Importante

Caso você tenha tido alteração patrimonial, de salário ou com dependentes, por exemplo, é importante consultar um contador antes de fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2022. 

Dessa forma, irá evitar situações desagradáveis como cair na malha fina ou receber sua restituição apenas no último lote, porque preencheu algum dado errado. 

O contador é o profissional especializado em declarações de Imposto de Renda. Ele vai poder ajudar você e tirar suas dúvidas. 

Datas dos lotes de restituição

E, depois que entregar sua declaração com todos os dados e informações corretos, fique de olho nas datas que estão programadas para os lotes de restituição: 

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda na declaração do seu Imposto de Renda, entre em contato conosco através do telefone (21) 3178-1831 ou pelo WhatsApp (21) 96411-4688.

 

Nós, da Licitus Contabilidade, temos uma equipe especializada pronta para lhe atender!

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Quais são esses sinais e como saber que chegou o…
Cresta Posts Box by CP