Compartilhe:

Erros Contábeis

Administrar uma empresa nem sempre é algo fácil. Portanto, é essencial ter a ajuda de um escritório especializado para ajudar seu negócio a crescer. Dessa forma, você pode evitar cometer os erros mais comuns, que acabam atrapalhando o seu negócio e evitando que ele prospere cada vez mais. 

Neste artigo, vamos ver os erros contábeis mais comuns que podem afetas o bom andamento da sua empresa. 

Erros Contábeis

– Não separar as finanças da empresa das finanças pessoais

Esse é um erro muito comum, especialmente em pequenos negócios e também em negócios de médio porte. Quando não se separa as contas pessoais das contas da empresa, é possível começar a gastar os valores da empresa em gastos pessoais. E esse é um erro fatal. 

Além disso, caso o dinheiro esteja pouco, como saber quais contas pagar primeiro: as pessoais e as da empresa? E na hora de conseguir um empréstimo ou um financiamento, quem poderá ter melhores condições e taxas, a pessoa física ou a jurídica? 

Para evitar esse tipo de confusão, o melhor é deixar sempre as contras separadas e definir um pró-labore, uma retirada mensal pelo seu trabalho.

 

– Não manter os documentos contábeis organizados

Organização é essencial em qualquer aspecto da vida: seja pessoal, profissional e até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia. E, com a sua empresa, não pode ser diferente. 

É preciso manter os documentos organizados, pois dessa forma é possível comprovar todos os lançamentos e gastos da empresa. E, caso haja dúvidas, é possível também conferir as informações e evitar maiores problemas.

 

– Errar na hora dos cálculos

É muito importante fazer todos os cálculos corretamente, pois isso representa que suas informações serão repassadas de maneira correta. Caso os cálculos não batam, as repercussões podem ser grandes. Por isso, é sempre bom conferir e garantir que todos os seus gastos e recebimentos sejam documentados corretamente.

 

– Não emitir corretamente as Notas Fiscais

Outro erro que pode gerar sérios problemas para a empresa é a emissão incorreta de notas fiscais. Valores menores ou incorretos podem gerar, inclusive, acusações de fraude ou problemas jurídicos com a empresa. 

Importante atentar especialmente para os dados relativos aos impostos como PIS, COFINS e ISS. Esses valores são essenciais para manter a sua empresa dentro dos preceitos legais. 

 

– Atrasar os pagamentos, especialmente de colaboradores

O atraso no pagamento das faturas de fornecedores e serviços essenciais acarreta juros e multas para a empresa. E, pagar juros é gastar dinheiro à toa. Dinheiro esse que pode ser utilizado em melhorias para a empresa e em outros pagamentos. 

Já o atraso no pagamento dos colaboradores pode acarretar vários problemas. O mais comum é a insatisfação da equipe, que passará a ter mais problemas com os atrasos de suas contas pessoais, podendo isso prejudicar suas atividades na empresa. 

Mas, pode haver problemas ainda mais graves, como processos junto ao Ministério do Trabalho e na Justiça Trabalhista. 

Por isso, o ideal é manter sempre seus pagamentos em dia. 

Para ajudar sua empresa a ter uma boa administração, a contratação de um escritório de contabilidade é essencial. Mas lembre-se sempre que seu contador deve administrar sua empresa com você, e não por você. 

Contamos com uma equipe especializada para atender a todas as necessidades da sua empresa. Não deixe de entrar em contato conosco.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
O Imposto de renda traz algumas novidades para a declaração…
Cresta Posts Box by CP