Faça a abertura de empresa no Rio de Janeiro com tranquilidade
Separamos tudo o que você precisa saber para a abertura de empresa no Rio de Janeiro
O sonho de abrir um negócio próprio é compartilhado por muitas pessoas, e a abertura de empresa no Rio De Janeiro é uma ótima oportunidade para realizar esse sonho, em grande estilo.
No entanto, nem sempre é fácil saber por onde começar, não é? Mas isso não significa que o processo não pode ser seguro e correto.
E para te mostrar isso, elaboramos esse artigo. Explicaremos o que é necessário para fazer a abertura de empresa no Rio de Janeiro.
Como fazer a Abertura de Empresa no Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é um dos estados mais importantes do Brasil, e a cidade do Rio reflete esse potencial, com uma economia diversificada e um grande potencial turístico, isso explica a grande busca por empreender na cidade.
E, portanto, a abertura de empresa no Rio de Janeiro pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja empreender e aproveitar as vantagens desse mercado.
No entanto, para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, é preciso seguir alguns passos e cumprir alguns requisitos legais.
Vamos conhecer o caminho que é preciso seguir.
Consulta prévia do local antes da abertura de empresa no Rio de Janeiro
O primeiro passo para abrir uma empresa, no Rio de Janeiro, é fazer a consulta prévia de local, que é um serviço online que verifica se o endereço escolhido para a instalação da empresa está conforme as normas urbanísticas e ambientais do município.
A consulta prévia do local pode ser feita pelo portal da Prefeitura do Rio de Janeiro, que reúne os serviços relacionados à abertura, alteração e baixa de empresas na cidade.
Para fazer a consulta prévia de local, é preciso informar os dados do empreendedor, da atividade econômica pretendida e do endereço da companhia.
Após a análise, o sistema emite um resultado que pode ser:
- Favorável: significa que o local está apto para receber a empresa;
- Favorável com restrições: significa que o local está apto para receber a empresa, mas com algumas condições ou exigências específicas;
- Desfavorável: significa que o local não está apto para receber a empresa.
O resultado da consulta prévia de local é válido por 180 dias e deve ser apresentado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), no momento do registro da empresa.
Elaboração do Contrato Social
A elaboração do contrato social é o processo de criação de um documento que formaliza a constituição de uma empresa.
O documento estabelece as regras, direitos e deveres dos sócios, bem como o objeto, a sede, o capital, a administração e a participação nos lucros e nas perdas da empresa.
Desse modo, ele é essencial para garantir a segurança jurídica e a governança do negócio, evitando conflitos internos e externos.
Cadastro no site da JUCERJA
O terceiro passo para abrir uma empresa no Rio de Janeiro é fazer o cadastro no site da JUCERJA, que é o órgão responsável pelo registro mercantil no estado.
Para fazer o cadastro no site da JUCERJA, é preciso informar os dados pessoais do empreendedor, da empresa e dos sócios (se houver).
Além disso, é preciso escolher o tipo jurídico da empresa. Algumas das principais opções são:
- Empresário Individual (EI)
- Sociedade Limitada (LTDA)
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Vamos te ajudar a escolher o tipo jurídico para a abertura de empresa no Rio de Janeiro. Confira o artigo:
Após o cadastro no site da JUCERJA, é preciso gerar e pagar as taxas referentes ao registro da empresa, que variam segundo o tipo jurídico, o capital social e a atividade econômica.
Solicitação do CNPJ
Também é preciso solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para identificar a empresa, legalmente, perante a Receita Federal.
Para solicitar o CNPJ, é preciso informar os dados da empresa, dos sócios (se houver) e da atividade econômica.
Além disso, é preciso enviar os documentos digitalizados, como:
- Consulta prévia de local
- Contrato social ou requerimento de empresário
- Documentos pessoais dos sócios (se houver)
Após a análise, o sistema emite o CNPJ da empresa, que deve ser impresso e guardado.
Solicitação do alvará de funcionamento
Após abrir o CNPJ, é preciso solicitar o alvará de funcionamento. O documento autoriza a empresa a iniciar suas atividades no local escolhido.
A solicitação do alvará de funcionamento deve ser feita junto a Prefeitura.
Além disso, ainda é preciso verificar a necessidade de solicitar outras declarações, alvarás e licenças, o licenciamento sanitário, ambiental e do Corpo de Bombeiro são exemplos.
O processo das licenças pode ser complexo; por isso, é benéfico contar com o apoio de especialistas na abertura de empresa, no Rio de Janeiro, como mostramos no material a seguir:
Abra sua empresa com toda a segurança que você merece – estamos aqui para te ajudar!
Se você tem o sonho de empreender na Cidade Maravilhosa, saiba que abrir uma empresa no Rio de Janeiro pode ser mais fácil do que você imagina.
O Estado conta com um sistema online de abertura de empresas, que agiliza o processo e reduz a burocracia, e, além disso, você pode contar com o nosso apoio!
Aqui na Licitus Contabilidade temos especialistas na abertura de empresas no Rio de Janeiro para te auxiliar, com precisão, em todos os processos.
Conte conosco, clique no link a seguir!
PRESSIONE AQUI E ABRA SUA EMPRESA COM SUCESSO