Compartilhe:

contabilidade

A contabilidade empresarial é fundamental para empresas de todos os tamanhos. Uma vez que ela auxilia seus processos financeiros e fiscais, possibilitando crescimento e garantindo a adequação às normas.

É muito importante que todo empreendedor tenha o controle das finanças e patrimônio da empresa, isso garante a competitividade e afasta o risco da empresa fechar as portas.

Para garantir o bom desempenho financeiro de uma empresa é necessário uma boa gestão e boas informações para qualquer tomada de decisão. E para isso a ajuda da contabilidade empresarial é fundamental.

A contabilidade empresarial já foi sinônimo de cálculo de impostos e cumprimento de obrigações legais.

Mas hoje em dia, além disso, age estrategicamente gerando informações valiosas sobre a saúde financeira da empresa tornando as atividades organizacionais mais ágeis e confiáveis, além de reduzir custos com impostos, otimizar gastos e ter maior embasamento para direcionar investimentos corretamente.

A Contabilidade empresarial também será útil na sua empresa para:

– Cálculo do ponto de equilíbrio;
– Elaboração e controle do planejamento orçamentário;
– Análise de indicadores, métricas, níveis e outros instrumentos;
– Utilização de ferramentas não financeiras, como o Valor Econômico Agregado (EVA), para avaliação de negócios, ou o Valor Agregado de Mercado (MVA), empregado na geração de valor para sócios ou acionistas;
– Confecção do planejamento tributário da empresa;
– Determinação de custos padrões;
– Implementação de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), visando a entender os pontos fracos e fortes da organização, bem como o ambiente em que está inserida;
– Projeção do fluxo de caixa.

A rotina da contabilidade empresarial normalmente se inicia pelo controle de receitas e despesas. E partindo desses dados são elaborados os relatórios, que revelam a posição financeira da empresa.

Há várias responsabilidades que são da contabilidade empresarial, por exemplo: fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, relatórios e demonstrações financeiras e acompanhamento de receitas e despesas.

É importante ressaltar que a contabilidade empresarial inclui também a área tributária, que é crucial para garantir que a empresa ande corretamente em relação a legislação e suas obrigações fiscais, mas o papel do contador vai muito além disso.

A contabilidade pode, e deve, exercer um papel estratégico nas organizações, como principal fonte de informações gerenciais financeiras e orientador para tomada de decisões.

Para obter vantagem no seu segmento de mercado, a dica é investir na contabilidade empresarial.

Primeiramente porque a maioria das empresas ainda concentram todo o trabalho nas mãos do gestor, o que torna sua gestão contábil menos profissional e mais suscetível a erros.

E também porque com a contabilidade empresarial, sua empresa contará com profissionais especializados que irão fornecer informações imprescindíveis para a gestão do seu negócio.

Mas para que isso aconteça, é preciso que as funções, tarefas e atividades que vão compor a contabilidade empresarial de uma organização sejam executadas e geridas por profissionais de contabilidade competentes.

A equipe da Licitus está pronta para cuidar da contabilidade empresarial do seu negócio. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.