Compartilhe:

Manter sua empresa organizada é essencial para seu crescimento, não importa o modelo de negócio. Isso torna mais fácil entender e acompanhar a saúde da empresa. 

A falta de controle da parte contábil da empresa pode trazer consequências sérias, como a falta de recursos para pagar funcionários e repor estoques. Pode, inclusive, levar uma empresa à falência. 

Neste artigo, separamos 5 dicas para ajudar você a manter sua contabilidade organizada e sua empresa saudável.

1- Contrate um escritório de contabilidade da sua confiança

A primeira dica pode parecer um tanto óbvia, mas ter um contador de confiança é essencial para sua empresa, não importa o tamanho dela. Na verdade, antes mesmo da abertura da empresa você vai perceber a importância desse profissional e vai precisar dos seus serviços.

Ter um bom escritório de contabilidade é como ter um bom médico. Para tratar da saúde do seu corpo e da sua mente, você precisa da assistência de um médico. Da mesma maneira, para cuidar da saúde financeira, você precisa de um profissional contábil. 

Seu contador vai orientá-lo da melhor maneira possível, não apenas para controlar as finanças de sua empresa, mas também para prevenir problemas futuros. 

2- Colabore com seu contador e faça análises periódicas dos relatórios

É importante que você e seu escritório de contabilidade atuem conjuntamente, em parceria. Isso significa que você deve repassar a eles todas as informações relevantes, contas a pagar, folha de funcionários. É necessário participar ativamente da contabilidade da sua empresa.

Da mesma maneira, é importante ler os relatórios que o escritório enviar a você. Para ter uma empresa organizada, você precisa conhecer sua empresa e saber sua real situação. 

3- Tenha um sistema de gestão e padronize os processos de sua empresa

Planilhas e livros físicos são processos ultrapassados, que muitas vezes podem atrasar a gestão contábil de sua empresa. O ideal é ter um sistema informatizado e ter todos os documentos de maneira digital. 

Ainda, é mais seguro para a empresa, pois evita extravio, perdas e outros problemas que podem ocorrer com documentos físicos. Mas é importante manter backup de tudo atualizado.

Não importa o tamanho da empresa, se mais de uma pessoa vai ter acesso ao dados, é preciso que eles sejam inseridos no sistema da mesma maneira por todos. Isso torna a localização e o acesso às informações e dados muito mais fácil. 

4- Tenha controle dos gastos fixos da empresa e se programe com antecedência

As ferramentas de gestão e seu escritório de contabilidade devem trabalhar com antecedência no envio de algumas informações. É necessário que você tenha conhecimento de suas despesas fixas, para poder traçar as metas e estratégias de sua empresa.

Também é importante para que possa organizar todos os seus pagamentos, evitando, dessa forma, surpresas desagradáveis.

5- Não deixe de pagar em dia seus impostos e taxas

Como todos sabemos, a carga tributária em nosso país é alta. Assim sendo, é preciso estar ciente de que impostos sua empresa paga e quanto paga. Novamente, ao fazer isso, você ficará livre de surpresas. 

E, o mais importante, não deixe de pagá-los todos os dias, para não ficar com nenhuma pendência junto aos órgãos da Administração.

Classifique nosso post

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Caso você deseje que sua empresa tenha clareza na gestão…
Cresta Posts Box by CP