Compartilhe:

Você está pronto para abrir uma empresa? Bem, não há nada que nos empolgue mais do que conhecer novos empreendedores. Mas é importante que você considere alguns pontos antes de começar.

Um negócio de sucesso não é criado da noite para o dia. Requer paciência, esforço, e muita dedicação. É preciso conhecer seu mercado, estar atento às oportunidades, e também ter uma excelente gestão financeira, para garantir que cada centavo recebido pela empresa seja computado.

Para lhe ajudar neste processo de abrir uma empresa, preparamos o artigo abaixo, com algumas dicas do que você precisa analisar antes de empreender. Confira!

1. Seja realista sobre sua situação financeira

Considere onde você está agora. Você está planejando deixar seu emprego atual para iniciar seu novo negócio? Você tem capital suficiente para começar ou precisará de um investimento externo? Você tem pagamentos importantes para fazer ao mesmo tempo em que inicia sua empresa?

Dependendo do tipo de negócio que você planeja iniciar, pode levar de 6 semanas a 6 anos para ver os lucros. Então você deve saber exatamente quanto tempo levará para fazer sua primeira venda e quanto capital você tem para sustentar seu negócio durante a primeira fase.

2. Trabalhe na sua ideia de negócio

Todos os dias novos negócios abrem, negócios começam e muitos malsucedidos fecham. Pense com calma sobre qual é a sua ideia de negócio e por que você acha que ela será bem-sucedida. 

Será que vai resolver um problema que ninguém ainda foi capaz de resolver? Vai melhorar a vida, o trabalho, os relacionamentos ou a situação do seu público-alvo? 

Você oferecerá algum tipo de valor agregado que ninguém mais oferece? Você está em uma área onde não é possível acessar este serviço ou produto?

Ao responder a essas perguntas nos estágios iniciais do lançamento do seu negócio, você pode criar um plano que permita ver exatamente qual é o benefício do seu negócio do ponto de vista do cliente. 

Certifique-se de que existe um mercado real para o seu serviço ou produto e procure oferecer valor que não seja fácil de encontrar para esse mercado. 

Não comece um negócio simplesmente porque você quer ser seu próprio patrão, porque podemos lhe dizer que durante os primeiros anos você trabalhará mais do que todos os seus funcionários juntos.

Leia também::: Posso trocar de contador?

3. Defina metas financeiras 

Como dissemos no início deste artigo, provavelmente levará entre 6 semanas e 6 anos para o seu negócio gerar lucros. 

Isso significa que você deve planejar cuidadosamente quanto dinheiro você tem, se esse dinheiro é suficiente para ajudar sua empresa a sobreviver ao estágio inicial e em quanto tempo você deve começar a ver lucros. 

Sabendo disso, você deve definir suas metas de vendas, seja por tempo, por número de produtos, por número de clientes que contratam seus serviços, etc.

Um plano bem definido irá ajudá-lo a saber quanto deve vender para manter o crescimento do seu negócio conforme necessário com o investimento que tem e permitirá estabelecer níveis de sucesso e saber se está obtendo os resultados esperados ou se existem coisas que você deve modificar.

4. Conheça seus deveres e obrigações

Ao contrário de um trabalho, ao iniciar um negócio há uma série de deveres e obrigações legais que devemos cumprir. Saiba quais as licenças que deve ter para iniciar o seu negócio, se existe algum tipo de restrição legal ou se deve adquirir determinados equipamentos ou efetuar alterações no espaço físico onde pretende abrir o seu negócio.

Certifique-se de que conhece detalhadamente todas as obrigações fiscais que deve cumprir com um novo negócio e o regime tributário que sua empresa se enquadrará. 

Hoje é possível escolher entre o Simples Nacional, Lucro Real e o Lucro Presumido. Se for um microempreendedor, ainda poderá optar pelo MEI, que oferece uma série de benefícios que permitirão que você inicie e cresça seu negócio com muito mais facilidade. 

Além disso, contar com um escritório de contabilidade ao seu lado pode fazer toda a diferença para que seu negócio prospere da forma certa. Eles saberão lhe orientar desde a abertura do seu negócio, na escolha do melhor regime tributário, e garantirão que sua gestão tributária seja feita da forma correta.

5. Pense no que a palavra “sucesso” significa para você

Esta parte é muito importante quando se trata de abrir uma empresa. Todos os empreendedores têm definições diferentes da palavra sucesso e, portanto, prioridades diferentes. 

Para alguns, alcançar o sucesso pode significar alcançar um padrão de vida que lhe permita viver confortavelmente e com tempo suficiente para desfrutar de sua família, amigos, hobbies, etc. Para outros, o sucesso pode significar uma longa lista de números em sua conta bancária, e para outros pode ser a possibilidade de uma aposentadoria antecipada.

Não importa qual seja a sua definição, estabeleça-a e trabalhe todos os dias para alcançá-la. Desta forma, você estará sempre satisfeito e trabalhando para o que deseja alcançar.

Leia também::: Qual nota fiscal devo utilizar na minha empresa?

Conte com a Licitus Contabilidade

Se as coisas que apresentamos acima já fazem parte do seu radar, então podemos dizer que você está pronto para abrir uma empresa. E provavelmente, já tem a noção do quanto terá que se empenhar para que tudo corra rumo ao sucesso.

Além disso, como explicamos, contar com uma contabilidade ao seu lado pode fazer toda a diferença. E nesse aspecto a Licitus se destaca ao contar com uma equipe altamente qualificada e que poderá lhe ajudar com a abertura da sua empresa, ao mesmo tempo que lhe orienta em direção às melhores decisões.

Esperamos por fim que este artigo tenha sido útil para você que deseja abrir uma empresa e, para saber mais como a Licitus Contabilidade pode lhe ajudar, clique aqui e converse com nossos consultores!

5/5 - (1 vote)

Vamos iniciar uma história de sucesso,
juntos? :)

Preencha as informações abaixo que um consultor vai falar com você.
Recomendado só para você!
Migrar de MEI para ME (microempresa) na maioria das vezes…
Cresta Posts Box by CP